domingo, 3 de maio de 2015

OBSERVAÇÕES SOBRE ATERRAMENTO


Nestes dias, o Twitter do D&J Projetos Elétricos divulgou um vídeo, disponível no You Tube do Silvio tamagnini de aquino, que trata de aterramento. Como já comentado aqui no blog, este assunto é muito polêmico. Mas o aterramento mostrado no vídeo é mais simples. Mas não recomendo que seja efetuado por qualquer um, por isto sempre indico que procurem um profissional habilitado pra executar este serviço.

Dentre algumas observações, vale lembrar que a resistência máxima de aterramento é de 5 ohms, valor medido com um terrômetro. Mas existem outras formas de testar o aterramento sem a necessidade deste aparelho, já que a exatidão do valor da resistência de aterramento é exigida apenas para grandes instalações. Numa residência, se o valor da tensão fase-terra for maior que a fase-neutro, já significa que você tem um aterramento aceitável. Na tensão de fase de 127 volts, uma diferença de tensão de 5 volts já é mais que suficiente.

O tratamento do solo também é um assunto a ser discutido, pois no vídeo vemos o profissional tratando o solo com carvão e sal grosso. Este tratamento deve ser feito quando a resistência de aterramento não é satisfatória, mas lembrando de que com o tempo o efeito do tratamento passa, sendo necessário repetir a operação. Como no vídeo ele veda o local, seria necessário quebrar o chão pra ter acesso ao aterramento.

Mas o vídeo é muito instrutivo e digno de elogio.

Confira o vídeo novamente aqui: ATERRAMENTO EM RESIDÊNCIA PASSO A PASSO

Qualquer dúvida sobre aterramento e eletricidade em geral, entre em contato conosco pelos comentários ou pelo nosso site: www.dejprojetos.com.br

Ou se quiser saber mais sobre aterramento, deixo aqui dois links muito interessantes sobre o assunto:



Abraços!

David Coutinho
Eletrotécnico
Crea-RJ 2013101087

Nenhum comentário:

Postar um comentário