E a polêmica continua! Na foto acima, que eu tirei
indevidamente da ABNT/NBR5410, podemos ver os principais esquemas de
aterramento regulamentados pela tal norma. Mas não é que um professor do SENAI
disse que o único esquema regulamentado é o TT... Mas antes de continuar, vou
falar um pouco sobre os esquemas de aterramento.
Na foto acima nós temos em sequência: Figura
1 - Esquema TN-S (O condutor neutro e o condutor de proteção são separados
ao longo de toda a instalação); Figura 2 - Esquema TN-C-S (As funções de
neutro e de condutor de proteção são combinadas em um único condutor em uma
parte da instalação); Figura 3 - Esquema TN-C (As funções de neutro e de
condutor de proteção são combinadas em um único condutor ao longo de toda a
instalação); e Figura 4 - Esquema TT.
Para se
entender todos os esquemas, é preciso observar o que a norma diz. Vou
reproduzir parcialmente o que a NBR5410 diz, pois apesar de ser proibido, como
vamos debater o tema sem mencionar o que a Norma diz? Lá vai!
"Esquemas de aterramento:
Nesta Norma são considerados os
esquemas de aterramento descritos a seguir, com as seguintes observações:
a) as figuras 1 a 4 mostram exemplos de
sistemas trifásicos comumente utilizados;
b) para classificação dos esquemas de
aterramento é utilizada a seguinte simbologia:
- primeira letra - Situação da
alimentação em relação à terra:
T = um ponto diretamente aterrado;
I = isolação de todas as partes vivas em
relação à terra ou aterramento de um ponto através
de uma impedância;
- segunda letra - Situação das massas
da instalação elétrica em relação à terra:
T = massas diretamente aterradas,
independentemente do aterramento eventual de um ponto
de alimentação;
N
= massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado (em corrente
alternada, o
ponto aterrado é normalmente o ponto
neutro);
- outras letras (eventuais) -
Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção:
S = funções de neutro e de proteção
asseguradas por condutores distintos;
C = funções de neutro e de proteção combinadas
em um único condutor (condutor PEN).
NOTAS - Nas figuras 1 a 4 são utilizados
os seguintes símbolos:
Esquema TN
Os esquemas TN possuem um ponto da
alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a este ponto através
de condutores de proteção. Nesse esquema, toda corrente de falta direta
fase-massa é uma corrente de curto-circuito. São considerados três tipos de esquemas
TN, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, a
saber:
a) esquema TN-S, no qual o condutor
neutro e o condutor de proteção são distintos;
b) esquema TN-C-S, no qual as funções
de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor
em uma parte da instalação;
c) esquema TN-C, no qual as funções de
neutro e de proteção são combinadas em um único condutor ao
longo de toda a instalação.
Esquema TT
O esquema TT possui um ponto da
alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a
eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da
alimentação. Nesse esquema, as correntes de falta direta fase-massa devem ser
inferiores a uma corrente de curto-circuito, sendo porém suficientes para
provocar o surgimento de tensões de contato perigosas."
Pois bem! Voltamos!
Pra mim a Norma deixa claro que todos
os esquemas de aterramento apresentados acima podem ser usados. Mas agora o que
o professor falou é um pouco estranho. Ele poderia dizer que os esquemas TN são usados quando a corrente de falta direta
fase-massa é uma corrente de curto-circuito. E o esquema TT é usado quando as
correntes de falta direta fase-massa são inferiores a uma corrente de
curto-circuito, sendo porém suficientes para provocar o surgimento de tensões
de contato perigosas. Exatamente como diz a norma! Mas qualquer outra
explicação, pra mim não vale. Mas o problema é que a polêmica continua. E este
assunto ainda vai render algumas postagens.
Abraços!
David Coutinho
Eletrotécnico
Crea-RJ 2013101087


